Código de Ética x Código de Conduta

Dialogus Consultoria • 09 fev 2018

A sua empresa tem um código de ética ou um código de conduta?

Na hora de elaborar ou analisar diretrizes e princípios éticos da organização, muitos gestores pairam sobre a dúvida: “E então! A empresa na qual trabalho tem um código de ética ou um código de conduta?”.

O Código de Conduta estabelece os princípios éticos e descreve normas de conduta que orientam as relações internas e externas de todos os integrantes da organização. São exemplos de temas abordados no Código de Conduta: legislação; conflitos de interesses; corrupção; assédio. A partir dessas instruções, espera-se que os compromissos descritos sejam transmitidos aos públicos de interesse (como clientes, fornecedores, colaboradores, etc.), a fim de garantir os princípios éticos da organização.

O Instituto Ethos considera que o Código de Ética explicita a postura social da organização a todos com quem mantém relações e orienta ações, considerando a missão e visão. Esse instrumento é útil para dar diretrizes e orientações sobre como seus funcionários devem agir nas tomadas de decisões, com o propósito de reduzir riscos relacionados a aspectos morais e éticos.

De forma resumida pode-se concluir que o Código de Ética e o Código de Conduta convergem em um mesmo instrumento de gestão e promoção da cultura organizacional e deve refletir os princípios que pautam a atuação da organização. A grande diferença está no fato do termo Código de Ética ser mais utilizado e estar mais em voga.

Deve-se ter consciência de que o mais importante é afirmar os principais objetivos da organização alicerçados por valores que consolidem a reputação da organização. O Código de Ética é a ferramenta básica para a sustentação de uma empresa socialmente responsável, pois formaliza os compromissos éticos da organização e comunica de forma consistente a todos os parceiros tais compromissos.

Felipe Amorim – Consultor da Dialogus

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa newsletter e fique por dentro das novidades.

Torne sua organização socialmente responsável. Entre em contato conosco e prontamente responderemos!