Capitalismo Consciente e o Futuro dos Negócios

Dialogus Consultoria • 03 dez 2018

 

No mundo corporativo atual sabe-se que o principal objetivo de grande maioria das empresas privadas é obter lucro. Embora ainda seja um cenário predominante, esse modelo tradicional de fazer negócios está com os dias contados.

É fato que a sociedade está mudando rapidamente, nesse contexto não só as pessoas, mas também as empresas estão cada vez mais conscientes do seu impacto no planeta.

Conceitos como sustentabilidade, responsabilidade social, compliance, ética nos negócios, estão cada vez mais inseridos no vocabulário corporativo, como reflexo natural dessas mudanças que estão ocorrendo.

Dentro dessa tendência, vemos surgir um movimento muito forte para mudança também na cultura das empresas que estão incorporando em sua gestão aspectos construtivos e promissores do capitalismo, por meio do qual buscam se responsabilizar pelo progresso da sociedade como um todo. Esse movimento ganha força com o surgimento do Capitalismo Consciente, que reside na ideia que os negócios não devem apenas gerar renda, emprego e lucro, mas também outros valores de bem-estar sociais. Nessa lógica a organização tem o dever de pensar e agir positivamente na relação com todos os seus stakeholders, desde clientes até fornecedores e a comunidade em torno onde está localizada. Basicamente o conceito se fundamenta em quatro princípios básicos: propósito, orientação para stakeholders, liderança e cultura conscientes.

Visto que a sociedade enfrenta um grave risco de não conseguir garantir a preservação das novas gerações e do meio ambiente, a tendência é que essa nova forma de fazer negócios (de maneira consciente e pensando no impacto gerado), seja regra, e não exceção. Só assim o Brasil e o mundo terão a chance de mudar seus rumos.

Este é um artigo retirado da revista Gestão & Sustentabilidade, que pode ser conferida gratuitamente no link https://dialogusconsultoria.com.br/gestaoesustentabilidade/

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa newsletter e fique por dentro das novidades.

Torne sua organização socialmente responsável. Entre em contato conosco e prontamente responderemos!